sábado, 9 de outubro de 2010

PV seja sempre PV

Por António Maria G. Lemos

Existe um texto correndo na internet que parece que foi escrito por um Professor de filosofia da UFES, autor dos livros Iara e a Arca da Filosofia, que não li. Digo “parece”, porque na NET-manipulada de hoje, há tanta coisa correndo em nome “de” que se ele ou ela soubessem, voltariam a morrer. Por isso deixemos o professor em paz, e vamos ao texto em si.

Confesso que achei o texto meio chorão e panfletário demais, principalmente se veio de um professor.

A minha opinião sobre que penso que a Marina vai fazer, ela e o partido PV, é o de optarem pela neutralidade e deixar que os eleitores que os apoiaram no primeiro turno escolham por si próprios. Os religiosos que a apoiaram, - espero que a turma do Bispo Macedo & Cia não esteja por trás dela, que é dos poucos "poréns" que eu teria a apresentar à candidatura dela - não vão com o "pragmatismo religioso do PT", que convida a Líbia e o Iran, e faz pressão para a seleção canarinha ir fazer política em Teerã. E por isso, creio que eles não vão querer apoiar o PT.

Por outro lado o professor coloca no seu texto, a sigla PSDB/DEM, como se isso representasse que o PSDB iria fazer concessões ao DEM que passassem da linha do partido do PSDB. Como se havendo a sigla PT/PV realmente significasse que o PT agora iria fazer o que realmente não fez nos últimos dois mandatos no poder. Balancear os interesses e prioridades econômicas com as da natureza.

Das poucas coisas que poderia repreender no governo PT, seria a sua política externa de um cinismo atroz, compactuando com ditaduras, quando eles mesmo sabem o que é sofrer debaixo de uma. O Amorim para se defender dessa acusação diz que é ingenuidade não ir por esse caminho, e o governo que não faz que jogue a primeira pedra. Um misto de pregão cristão com anarquia de valores, que nos leva a pensar que se é assim, porque não produzirmos cocaína também, e concorrermos no mercado da droga com o Afeganistão? Afinal sempre haverá quem não possa jogar uma pedra e prefira a Coca do que a Heróica.

Fora a alergia que tenho à política externa do PT baseada no "atire a primeira pedra que nós devolvemos pedregulho", foi no governo PT, e não no PSDB que o Brasil aceitou que os produtos agrícolas geneticamente modificados entrassem na agricultura do pão nosso de cada dia. Também comprovado por organizações não governamentais de respeito internacional, está provado que com o governo PT, a desmatação não só da floresta Amazônica, deu um pulo bem drástico. Claro que os mais populistas do PT dirão que isso são campanhas do USA. Vende-se bem esse argumento junto às populações menos informadas. Vide Chaves e Morales.

Comprovando assim que o PT, sem DEM, em termos de PV, desmatou mais do que o PSDB do governo do Fernando Henrique. Porque é que agora seria diferente com o PSDB/PV?

Conclusão, Marina não se deixe manipular nem por um nem por outro. Você sempre mostrou saber reconhecer os prós e contras dos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso. Quem é informado e não burlado também sabe os passos que ambos deixaram calcados na História do Brasil . Por isso escolha com honestidade e conseqüência na interpretação dos valores e filosofia do seu partido, se quer ou não fazer aliança com PT, PMDB ou com ...o PQP. Mantenha-se fiel a si e ao partido e escolha o que achar melhor para o Brasil, que de política de auto-proclamação pessoal já existem excessivos exemplos na política, que o resto será História, que você e o PV estarão escrevendo.

Adenda:

PS. Depois de 3 mandatos de um partido no poder, mostra a História mundial, que a tendência é começar a enferrujar e a corromper. Por isso se der PT mais uma vez, nas próximas eleições serei a favor da mudança, como o fui, há 3 mandatos atrás.



Um comentário:

  1. Confesso que gostei do o que eu esperava do PV, se confirmou: A coerência ideológica do partido, se sobrepôs a qualquer interesse político de curto prazo.
    PV amanhã! Pois sem maior respeito pela natureza, não haverá política econômica ou ideológica, que garanta o futuro dos meus sobrinhos(as)...que são muitos para torcer por eles. :-)
    Abraços
    António Maria

    ResponderExcluir